O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe neste final de semana, dias 8 e 9 de junho, a segunda etapa do Circuito Brasileiro de atletismo, com a participação de 371 esportistas em provas de pista e campo.
A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reunirá atletas da seleção brasileira da modalidade duas semanas após a campanha histórica do país no Mundial de Kobe, no Japão, de 18 a 25 de maio. A equipe nacional terminou a participação no campeonato na segunda colocação do quadro geral de medalhas, com 19 ouros, 12 pratas e 11 bronzes, melhor desempenho da história do país nos Mundiais quando considerado o número de atletas no lugar mais alto do pódio.
O Circuito Brasileiro também oferecerá uma das últimas oportunidades para que os esportistas atinjam o índice para qualificação aos Jogos Paralímpicos de Paris estabelecidos pelo CPB como um dos critérios de entrada. Após ele, restará ainda o Desafio CPB/CBAt, que será realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo no dia 15 de junho, também no CT. O Brasil tem 40 vagas garantidas no atletismo para o megaevento, que começa em 28 de agosto.
A primeira etapa do Circuito Brasileiro de atletismo paralímpico foi realizada no CT em março e registrou a quebra de duas marcas internacionais. A amapaense Wanna Brito tornou-se recordista mundial do arremesso de peso da classe F32 (paralisia cerebral) ao atingir a marca de 7,85m. Já a mineira Izabela Campos quebrou o recorde das Américas no lançamento de disco da classe F11 (deficiência visual) ao atingir a distância de 40,12m.
Foto de capa: Marcello Zambrana/CPB








