O Brasil fez história, nesta sexta-feira (24), e pela primeira vez venceu a Suécia em uma competição oficial e também garantiu a classificação para as quartas de final do Mundial de handebol masculino. A seleção brasileira venceu a tradicional equipe nórdica por 27 a 24, em Oslo, na Noruega.
O time verde e amarelo enfrentou os suecos em outras seis oportunidades, seja por Campeonato Mundial, Pré-Olímpico ou Jogos Olímpicos. Nunca até então o Brasil havia saído vencedor de quadra.
A equipe comandada por Marcos Tatá chegou aos seis pontos e assumiu a segunda colocação do grupo III no Main Round (como é chamada a segunda fase do Mundial). O próximo compromisso será neste domingo (26) contra a Espanha, às 16h (horário de Brasília).
O jogo
O Brasil mandou na partida desde os primeiros minutos. Consistente e consciente no ataque, o time conseguiu furar o forte bloqueio sueco e só não marcou mais gols porque o goleiro adversário também estava em um dia inspirado. Com Rangel defendendo dois sete metros e o ataque fazendo sua parte, a seleção brasileira chegou aos 10 minutos do primeiro tempo com o placar de 5 a 3
Atrás do placar, a Suécia se mandou para o ataque em busca do empate. Porém os jogadores do Brasil não permitiam as tradicionais trocas de bola rápidas dos adversários, o que dificultava grande parte das jogadas mais fortes dos suecos, que quase sempre terminam com o jogador cara a cara com o goleiro. Sem muitas opções na frente e com os Guerreiros inspirados no ataque, a diferença no placar só subia, chegando a seis gols. No final da primeira etapa, vitória brasileira por 14 a 9.

No segundo tempo, o Brasil se manteve melhor no jogo. Mesmo quando a Suécia encostou no 20 a 19, a seleção brasileira ficou tranquila em quadra e o técnico Marcus Tatá deu mais um demonstração que tem o time na mão e conhece muito bem os adversários deste Mundial. Pediu tempo, corrigiu o posicionamento do ataque e assistiu ao time abrir a diferença rapidamente: 25 a 21, fechando o placar em 27 a 24.