N Esporte

Ex-Juventude e Paysandu, executivo de futebol vai à Europa em busca de conhecimentos

O executivo de futebol Ari Barros, que tem passagens por Juventude, Paysandu e Náutico, está fazendo um tour pela Europa. O objetivo do dirigente no continente é assistir, analisar jogos e conversar com diretores de clubes em busca de mais conhecimentos.

A primeira parada de Ari foi em Portugal, mas ele ainda vai passar pela França e Itália. Até o momento, o paraibano de Campina Grande acompanhou três partidas, sendo Champions League (Sporting x Bologna), Europa League (Braga x Lazio) e a segunda divisão do Campeonato Português (Portimonense x Mafra).

“Quando estou trabalhando em clube o calendário não permite me ausentar. Já que estou sem clube no momento decidi vir passar um período na Europa para visitar vários clubes para buscar conhecimentos, na parte estrutural, formatação de processos, atualizar meu banco de dados com jovens atletas, assistindo treinos e jogos, conhecendo várias pessoas do futebol, trocando experiências diárias entre jogadores brasileiros e europeus, falando muito sobre categoria de base, que é algo muito importante nos clubes. Tenho certeza que voltarei para o Brasil com a bagagem cheia de conhecimentos e motivado para implantar no próximo desafio”, comentou Ari Barros.

O último trabalho de Ari como executivo de futebol foi no Paysandu. Ele pediu para deixar o cargo em agosto de 2024 após um ano e cinco meses, onde conquistou o acesso à Série B do Brasileiro e também conquistou os títulos do Campeonato Paraense e da Copa Verde.

“Ainda estou aguardando um novo convite para voltar a trabalhar. Durante esse período recebi alguns convites, mas não foi possível. Resolvi não aceitar motivos pessoais, mas hoje estou pronto e preparado para um próximo desafio e com o tanque cheio para poder colocar na prática aquilo que já temos como case de sucesso mais conhecimentos adquiridos aqui na Europa. Creio que tudo acontece no tempo de Deus e no tempo certo vamos para um grande projeto”, finalizou Ari, que foi jogador e como zagueiro com passagens por vários clubes, como Treze e Paysandu.

Ari após ser campeão da Copa Verde em 2024 pelo Paysandu (Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu)

Veja outras conquistas de Ari como dirigente

Acesso à Série B com o Juventude em 2019;
Acesso à Série A com o Juventude em 2020/2021;
Bicampeão pernambucano em 2021 e 2022 com o Náutico;

Qual o papel de um executivo de futebol?

A figura do executivo de futebol se torna cada vez mais importante. O sucesso de um clube tem o dedo deste profissional, que desempenha funções como cuidar da gestão esportiva, contratações, renovações de contrato e planejamento estratégico. 

Compartilhar:

WhatsApp
X
plugins premium WordPress