N Esporte

Seleção brasileira de futebol de cegos inicia semana de treinos focada em torneio no Japão

A seleção brasileira de futebol de cegos começa nesta sexta-feira (7) a segunda semana de treinamento de 2025, que vai até o próximo dia 14 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Para esta etapa, o treinador Cesinha convocou 15 atletas. 

O grupo conta com campeões paralímpicos e medalhistas de bronze dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, como o gaúcho Ricardo Alves, o “Ricardinho”, o pernambucano Raimundo Nonato e o baiano Jeferson da Conceição, o “Jefinho”. Eles estarão ao lado de jovens como o paulista Anael Oliveira, campeão dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá, em 2023.

“Vamos aproveitar essa fase de treinamento para relembrar aquilo que vivenciamos em nossa etapa anterior, com muito trabalho tático e de movimentações ofensivas. No decorrer dos dias, vamos entrar mais na parte defensiva, também realizando inúmeras situações de jogo”, explicou o treinador.

A equipe se prepara para seu primeiro desafio dentro do ciclo dos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. De 16 a 26 de maio, os brasileiros disputam a Copa Elite de futebol de cegos, em Osaka, no Japão. A competição acontece já sob as novas regras implementadas pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, do inglês).

Em janeiro, a federação oficializou o retorno dos jogos com duas etapas de 20 minutos cronometrados cada, como era até o início de 2022.

“Esperamos uma competição muito forte, com as equipes melhores ranqueadas. Mas a expectativa é a melhor possível. Vamos colocar em prática o que estamos treinando e dando rodagem aos meninos que estão chegando à Seleção para que evoluam mais rápido”, completou Cesinha.

Compartilhar:

WhatsApp
X
plugins premium WordPress