A madrugada deste sábado (19) foi de muita emoção para quem segurou o sono e assistiu à fantástica vitória de Hugo Calderano pela Copa do Mundo de tênis de mesa, em Macau, na China. Com um 4 a 3, de virada, sobre o chinês Wang Chuqin, o brasileiro garantiu uma vaga inédita para o nosso país na final do torneio – e é o primeiro mesa-tenista de fora da Ásia e da Europa a chegar na decisão. A final será neste domingo (20), às 9h15.
O triunfo sobre o atual número 2 do ranking mundial teve parciais de 14×12, 5×11, 6×11, 7×11, 11×7, 11×5 e 12×10.
Medalha já estava garantida
Na manhã de sexta-feira (18), Hugo Calderano havia vencido o japonês número 3 do mundo, Tomokazu Harimoto, por 4 a 1, garantindo a medalha de bronze e a vaga na semifinal.
Campanha até a semifinal
A estreia na competição foi com um 3 a 1 sobre Yukiya Uda, um bom cartão de visitas do nosso craque. O japonês fez jogo duro no último set, mas Calderano já tinha garantido a vitória
Ainda na fase de grupos, mais uma vitória por 3 a 1, dessa vez sobre o canadense Eugene Wang, que também deu trabalho no último set (14×16).
Nas oitavas, quando começam as partidas de sete sets, contra Hiroto Shinozuka, Hugo venceu por 4 a 1, garantindo a vaga para as quartas de final.
Nas quartas, outro japonês no caminho de Calderano. Contra Tomokazu Harimoto, ele repetiu o placar de 4 a 1 e confirmou que estava pronto para voar alto.