Leticia Bufoni entrou para a história, na última quinta-feira (6), ao se tornar a primeira mulher brasileira a ser presidente da comissão técnica da Federação Internacional de Skate (ISP). Ela vai ter papel importante sobre as diretrizes da modalidade, incluindo formatos de disputa, critérios de pontuação, além de ser um elo entre os cinco presidentes continentais da World Skate e a própria entidade.
“Quero ajudar a desenvolver o skate em todos os lugares. Mais eventos, mais lugares para andar de Skate e mais crianças participando. Também quero melhorar as competições para os skatistas e fãs. O objetivo é manter o Skate divertido e ajudá-lo a progredir até Los Angeles 2028”, disse Leticia Bufoni, que também passa a ter direito a voto na diretoria executiva da Federação Internacional.
Além de ter representado o Brasil em Tóquio 2020, na estreia do skate nas Olimpíadas, Leticia Bufoni acumula seis medalhas de ouro nos X Games, título do SLS Super Crown em 2015, cinco recordes mundiais no Guinness Book, entre tantos outros feitos de pioneirismo na modalidade feminina mundial.
“O skate cresceu muito, principalmente para as mulheres. Quando comecei não havia muitas oportunidades, mas agora você vê meninas em todos os lugares andando de skate em um nível super alto. As Olimpíadas ajudaram a chamar mais atenção para o esporte, o que significa que mais pessoas estão pegando um Skate e ultrapassando os limites. É legal ver como todos estão melhorando e como o skate continua progredindo”, finalizou a skatista, que protagonizou a cerimônia que abriu a final feminina do street em Paris 2024.