Marina Palmeira, de 70 anos, será uma das participantes do Campeonato Paraibano Master de natação neste domingo (27). A história da nadadora, que vai disputar a competição com mais 191 atletas, na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, é uma inspiração.
“A natação começou em 1961 quando viemos de Patos para João Pessoa. A gente veio morar no bairro do Miramar, perto do Clube Cabo Branco. Meu pai se associou e foi ele quem foi o responsável por trazer os sete filhos para nadar. Meu pai gostava muito de andar. São mais de 60 anos nadando. Já faz parte da minha rotina diária. Não entendo a minha vida sem a natação. Tem uma nadadora hoje que tem 100 anos e eu pretendo seguir os passos dela. O meu desejo é não parar nunca”, relembrou Marina Palmeira.
Ela vai disputar as provas de 200m medley e 50m borboleta e contou como funciona a rotina de treinamento.
“Estou treinando bastante este ano com a equipe da Acqua R1. Treino segunda, quarta e sexta, sempre às 5h30. Quando termino vou para academia fazer um fortalecimento. Além disso, sempre vou e volto de bicicleta para o treino. É muito bom. Eu ainda nado no mar, mais ou menos uns 2, 3km”, comentou.

A paraibana lidera atualmente o ranking brasileiro da Associação Brasileira Master de Natação (ABMN) em seis provas na categoria 70+. O desempenho e a dedicação de Marina vem atraindo outras gerações da família.
“Estou trazendo agora as minhas netas de 6 e 8 anos para nadar também. Melhorou muito a saúde deles. Elas tinham muita alergia e agora não tem mais. Para mim também é excelente. A pessoa fica com alto astral, endorfinas, e quando eu não venho fica faltando alguma coisa”, finalizou.