O técnico Antônio Carlos Zago foi apresentado nesta sexta-feira (11) pelo Botafogo-PB. O novo comandante do Belo estava no The Strongest, da Bolívia, e foi o escolhido para comandar o projeto na luta pelo acesso à Série B do Brasileiro. O profissional está de volta ao Brasil após dois anos, quando dirigiu o Coritiba em 2023.
“Primeiro o projeto que tem o Botafogo-PB por trás hoje. Já tive a oportunidade de dirigir um time na Série C, que foi o Fortaleza, que também tinha um grande projeto. Tanto é que depois o Fortaleza subiu para a Série B e se transformou em um dos grandes clubes do futebol brasileiro. O futebol que está por trás tem o mesmo intuito de fazer tentar do Belo, o mesmo que aconteceu no Fortaleza. Segundo pela amizade que tenho com o Gallo, a gente se conhece há muito tempo. Uma pessoa que tem passagens muito vitoriosas nos clubes onde dirigiu. Teve o acesso pelo Santos no ano passado. Acredito que temos tudo para fazer uma parceria aqui também e sonhar com a Série B. Que a gente possa festejar no final do ano o acesso”, comentou Antônio Carlos Zago.
Neste sábado (12), o Botafogo-PB inicia mais uma trajetória na Série C, a 12ª temporada seguida. O time de João Pessoa recebe o Confiança, no estádio Almeidão, às 16h, e Zago garantiu que já vai ficar na beira do gramado, apesar do pouco tempo de treino dele para a equipe.
“O pessoal fez um excelente trabalho durante a semana. Até brinquei com o Zé (auxiliar técnico) que se alguma coisa der errado a culpa é dele (risos). Acho que tenho que ficar, independente de tudo. Apesar de não ter tido tempo para trabalhar, é importante ter a figura do treinador ali. Mas vou estar na beira do campo sim.”
Confira outros trechos da entrevista de Zago
Acessos para a Série B com Juventude e Fortaleza, em 2016 e 2017, respectivamente
“Tive duas histórias na Série C diferentes. Com o Juventude foi um time que praticamente foi construído para subir mesmo, tivemos algumas dificuldades no meio, mas a gente via que podia subir. E com o Fortaleza foi totalmente diferente. Todos falavam que o Fortaleza que conseguimos o acesso era o pior Fortaleza dos últimos oito anos. O Fortaleza fazia oito anos que estava na Série C e recolocamos o Fortaleza na Série B.”
Elenco para a Série C
“É um elenco que tem tudo para classificar. Nós temos que trabalhar bastante como sempre fizemos por onde passamos, mas assim é um elenco bom, alguns remanescentes do ano passado que já tem uma certa experiência daquilo que aconteceu. Na fase de classificação chegamos na 1ª colocação e depois acabou subindo o Remo que terminou em 8º na 1ª fase. É conseguir uma classificação, manter uma regularidade e depois quando chegar no quadrangular final se concentrar mais ainda para que possa conseguir o seu objetivo.”

12ª Série C seguida do Botafogo-PB
“Vamos buscar subir o time neste ano que é importante. Acho que o torcedor está dentro daquilo que é o torcedor. Uns desconfiando, outros mais contentes com tudo que vem acontecendo dentro do Botafogo-PB. Não lembro de uma movimentação como essa dentro do Botafogo-PB na sua história. O que o pessoal vem fazendo agora é totalmente diferente dos outros anos. Consegui subir o Fortaleza, onde todos dizem que foi o pior dos últimos oito anos e subimos. Por tudo que vem acontecendo aqui também os jogadores só tem que pensar naquilo que vão fazer dentro de campo. Hoje não tem mais salário atrasado, as condições são as melhores, melhorando ainda mais e isso é uma motivação a mais para os jogadores e que os torcedores tenham um pouco mais de confiança. Por fora estamos tendo um suporte muito grande.”
Saída do The Strongest
“Sempre agradeço os lugares onde passo e lá também a mesma coisa. Foram quatro anos que estive na Bolívia, sempre bem tratado e respeitado pelo torcedor. A saída é mais a questão jurídica e isso está nas mãos dos advogados. E eles que vão resolver. A conversa lá foi boa e estou agora livre para poder comandar o Botafogo-PB.”