O Zenit soltou o grito de campeão na última rodada do Campeonato Russo. Neste sábado (25), o time de São Petersburgo venceu de virada o Rostov por 2 a 1, na Gazprom Arena, com gols de Gustavo Mantuan e Artur, ex-Corinthians e Palmeiras, respectivamente, e conquistou o hexacampeonato após terminar a competição com 57 pontos, sendo um a menos que Krasnodar e Dínamo Moscou.
Para ficar com o troféu, o Zenit precisava ganhar e ainda torcer por uma vitória ou empate do Krasnodar, que enfrentou o Dínamo Moscou (até então segundo colocado na tabela) e também com chance de título. O Krasnodar venceu por 1 a 0.
A vida do Zenit quase complica após a Ronaldo, ex-Bahia, abrir o placar no início do segundo tempo. Mas depois Mantuan de pênalti e Artur, já aos 40 minutos da etapa final, conseguiu a virada.
ELEVEN TIMES CHAMPIONS! 🏆 pic.twitter.com/oBzFD37css
— FC Zenit in English✨ (@fczenit_en) May 25, 2024
O time azul e branco tem no elenco nove brasileiros: lateral-esquerdo Douglas Santos (ex-Atlético-MG), zagueiros Rodrigão (ex-Atlético-MG) e Nino (ex-Fluminense), meias Gustavo Mantuan (ex-Corinthians), Wendel (ex-Fluminense) e atacantes Pedrinho (ex-Corinthians), Artur (ex-Palmeiras) e Claudinho (ex-Red Bull Bragantino), além do auxiliar técnico William de Oliveira.
Douglas Santos é o capitão da equipe e, apesar de ficar de fora da partida por se recuperar de uma lesão no tornozelo, foi o responsável por levantar a taça. Ele chegou ao quinto título russo. Ao todo são 11 títulos do Zenit na competição, se tornando o maior campeão do país.