N Esporte

Em alta com o Brasil no Mundial, conheça paraibano que é filho de “Pelé do handebol”

O central Acácio Moreira Filho, de 30 anos, disputa pela primeira vez o Mundial de handebol masculino. A estreia dele na competição também marca um feito inédito para o Brasil: a classificação para as quartas de final do torneio. O time verde e amarelo venceu a Suécia na 2ª rodada da segunda fase, na tarde de sexta-feira (24), em Oslo, na Noruega, e já avançou de forma antecipada.

De João Pessoa, o paraibano comemorou a façanha pela seleção brasileira junto com a responsabilidade que tem no DNA de carregar um legado: ele é filho de Acácio Moreira, considerado o “Pelé da modalidade” nos anos 80.

“Diferente de outras pessoas que começaram no esporte por causa dos familiares, eu comecei por vontade própria e fui conhecendo a história do meu pai na modalidade. Hoje ele me ajuda em muitas decisões profissionais, como foi sair da Europa em 2020 para me transferir para o handebol árabe. Sempre falamos dos jogos e das melhores decisões profissionais”, afirmou Acácio Filho, que dos 18 convocados é um dos 11 estreantes em um Mundial.

O Brasil está com seis pontos e assumiu a segunda colocação do grupo III no Main Round. O próximo compromisso para fechar a segunda fase será neste domingo (26) contra a Espanha, às 16h (horário de Brasília). Apesar disso, o foco já está no duelo diante da Dinamarca pelas quartas de final.

“Estamos focados sabendo que vamos enfrentar uma grande seleção. A Dinamarca é a atual campeã olímpica e mundial, mas confiamos no nosso trabalho e vamos lutar até o final. Sempre feliz de representar o meu país. Venho competindo com a seleção brasileira desde de 2013 e hoje estamos colhendo os frutos desde o primeiro Mundial Juvenil”, disse em entrevista exclusiva ao N esporte.

Acácio em ação pelo Brasil no Mundial na Noruega (Foto: Divulgação/IHF)

+ Histórico! Brasil bate Suécia, supera campanha do Mundial de 2019 e está nas quartas de final

A carreira

Acácio Filho começou a carreira no Metodista, de São Paulo. Depois ficou cinco temporadas na Espanha pelo Ademar León e em seguida foi para o mundo árabe. Ele atuou pelo Mudhar, da Arábia Saudita, Al Ahli, dos Emirados Árabes, e hoje está no Al-Arabi, do Qatar.

Compartilhar:

WhatsApp
X
plugins premium WordPress