José Mourinho foi confirmado neste domingo (2) como novo técnico do Fenerbahçe. O técnico português de 61 anos assinou contrato até junho de 2026 e será apresentado diante da torcida no estádio Şükrü Saraçoğlu.
Com um salário previsto de 10 milhões de euros (R$ 57 milhões) por ano, de acordo com o jornal turco Fanatik, Mourinho tem como principal objetivo fazer o Fenerbahçe voltar a ganhar o Campeonato Turco. O time vive um jejum desde a temporada 2013/14. O português entra no lugar de Ismail Kartal, que teve o contrato encerrado na sexta-feira passada.
O Fenerbahçe é o maior campeão turco, com 28 títulos, sendo três a mais que o rival Galatasaray. Nas últimas três edições do torneio, o novo time de Mourinho ficou com o vice-campeonato.
Com 28 títulos na carreira, incluindo duas Champions League, com Porto (2003/04) e Inter de Milão (2009/10), José Mourinho está sem trabalhar desde janeiro, quando foi demitido da Roma. A negociação foi costurada entre o empresário do treinador, Jorge Mendes, e o diretor esportivo do Fenerbahçe, Mario Branco, ambos também portugueses.
O Fenerbahçe será o 10º clube a treinar, na quinta liga diferente na Europa. Mourinho somou passagens em Portugal (Benfica, União Leiria e Porto), Inglaterra (Chelsea, Manchester United e Tottenham), Espanha (Real Madrid) e Itália (Inter de Milão e Roma).