N Esporte

No Japão, Brasil conquista 19 ouros e faz melhor campanha em Mundiais de atletismo paralímpico

O Brasil encerrou neste fim de semana a disputa do Mundial de atletismo paralímpico, em Kobe, no Japão. O país fez a sua melhor campanha dourada na competição da história, com 19 ouros, superando as 16 vitórias registradas em Lyon 2013, que até então era o recorde.

Em nove dias de competição, os brasileiros ficaram apenas um dia sem conseguir colocar a bandeira do país no lugar mais alto do pódio. A equipe brasileira terminou na segunda posição do quadro geral de medalhas, com 42 no total, sendo 19 ouros, 12 pratas e 11 bronzes. A líder foi a China, com 33 ouros, 30 pratas e 24 bronzes.

“A gente sai daqui [Kobe] com um sentimento de alegria, uma sensação de dever cumprido. Mas, por outro lado, com sentimento de um baita desafio e de muita expectativa para os Jogos Paralímpicos de Paris, que são o nosso principal objetivo do ciclo. O Campeonato Mundial demonstrou que nós estamos no caminho certo. Muita gente nova chegando por meio de nossos projetos de formação, como a Escola Paralímpica de Esportes, os Centros de Referência e o Camping Escolar Paralímpico. Esse Mundial nos deixa a certeza de que o futuro será ainda melhor que o presente”, avaliou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).

O próximo grande evento será com os Jogos Paralímpicos de Paris. A cerimônia de abertura está marcada para 28 de agosto, enquanto a de encerramento acontece em 08 de setembro.

Foto de capa: Alessandra Cabral/CPB

Compartilhar:

WhatsApp
X
plugins premium WordPress