O Zenit anunciou a contratação do atacante Luiz Henrique, que estava no Botafogo, nesta segunda-feira (20). Eleito o Rei da América em 2024 após o título da Conmebol Libertadores, o jogador assinou com o clube russo até 2029, tendo a opção de renovar o contrato por mais um ano. O negócio foi fechado por 35 milhões de euros (R$ 218,4 milhões, na cotação atual).
O atacante já está em Doha, no Catar, onde o Zenit faz a pré-temporada. Devido ao inverno rigoroso no país, o Campeonato Russo e a Copa da Rússia só voltam a ser disputados no início de março.
A equipe conta com uma legião de brasileiros, como o lateral-esquerdo paraibano Douglas Santos, além de Nino e Rodrigão (zagueiros), Du Queiroz (volante), Wendel e Gustavo Mantuan (meias), Claudinho, Artur e Pedrinho (atacantes).
Enquanto Luiz Henrique deixa o Botafogo e vai para o Zenit, dois jogadores do time de São Petersburgo fazem o caminho inverso: o Glorioso efetuou a compra de Artur para se apresentar de imediato e Wendel se junta ao clube carioca após o término da temporada na Rússia.
Luiz Henrique estava no Botafogo desde fevereiro do ano passado após ser comprado junto ao Betis, da Espanha, por 16 milhões de euros e mais 4 milhões em metas e bônus. Em 55 jogos pelo clube, o atacante marcou 12 gols e deu cinco assistências. Ele também foi campeão também do Brasileirão.








